Tocha olímpica passará por comunidades italianas do sul

SÃO PAULO, 8 JUL (ANSA) - Há menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, a tocha olímpica finalmente chegou ao Rio Grande do Sul. E uma das paradas mais aguardadas dessa fase do revezamento é na cidade de Bento Gonçalves, o que acontecerá no próximo sábado, dia 9.   


O motivo da espera é que, no município, a tocha terá um dos maiores contatos com a cultura italiana de toda a sua viagem. O sul do país, junto ao estado de São Paulo, foi a região que mais recebeu imigrantes italianos no começo do século XX.   


Neste contexto, a cidade de Bento Gonçalves foi umas das primeiras a ter uma colônia de italianos do país, recebendo vários imigrantes desde 1875.   


Mas a tocha olímpica não se encontrará com a cultura italiana apenas passando pelas ruas do município. Ela viajará até Carlos Barbosa, sua próxima parada, em uma típica locomotiva da região: a Maria Fumaça.   


Em um percurso de cerca de duas horas de duração, grupos folclóricos italianos e gaúchos passarão pelos vagões cantando músicas típicas em roupas tradicionais e distribuindo espumantes, vinhos e sucos de uva da própria zona. A tocha será carregada por Juliano Agostino de Morais, um dos maquinistas do trem. (ANSA)

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos