Topo

Presidente da Itália recebe medalhistas olímpicos em Roma

28/09/2016 12h53

ROMA, 28 SET (ANSA) - Ainda no rescaldo da desistência de Roma da disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2024, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, recebeu nesta quarta-feira (28) os atletas e paratletas que conquistaram medalhas para o país no Rio de Janeiro e disse que o investimento no esporte é sempre "profícuo".   


Sem mencionar a decisão da prefeita Virginia Raggi, Mattarella destacou que as Olimpíadas e Paralimpíadas são um evento "extraordinário" e que provocam o "fascínio" em todo o mundo. "O esporte é um investimento sempre profícuo, especialmente se o apoio à excelência estiver ao lado do incentivo à prática esportiva", afirmou.   


O presidente da República também elogiou o Rio de Janeiro, que cumpriu com "eficácia" a tarefa de se apresentar ao mundo durante as quatro semanas de Jogos Olímpicos e Paralímpicos.   


Porta-bandeira da Itália em 2016, a nadadora Federica Pellegrini esteve na cerimônia e ressaltou que é um "pecado" Roma desistir de 2024.   


"Não há mais palavras, infelizmente. Se é um lamento? Para o mundo do esporte, com certeza, mas nós não fazemos política", disse a "Divina". Já o presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), Giovanni Malagò - também sem mencionar Raggi -, falou a Mattarella que "a vontade de sonhar não pode ser prejudicada pelo medo de fracassar".   


Apesar das seguidas tentativas, o cartola não conseguiu se reunir com a prefeita para defender a candidatura de Roma e ainda levou um "bolo" no dia em que ela anunciou a saída da capital da disputa. Também presente no encontro de Mattarella com os atletas, o primeiro-ministro Matteo Renzi não quis comentar o caso, alegando estar na sede da Presidência da República. "Estamos no [palácio do] Quirinale, aqui quem fala é o presidente", afirmou.   


A desistência de Roma foi anunciada na semana passada, sob os argumentos de que a cidade não pode se endividar para realizar as Olimpíadas enquanto não lidar com questões urbanas básicas, como coleta de lixo e trânsito. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.