Topo

Aventuras de Ermanno Stradelli serão tema de evento em SP

31/10/2016 17h52

SÃO PAULO, 31 OUT (ANSA) - Como parte da programação do Ciclo de Homenagens a Ermanno Stradelli, que segue em cartaz até 17 de novembro na Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, em São Paulo, a instituição apresenta agora, juntamente com o Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, promotor do ciclo, o colóquio "Autores-Viajantes na Amazônia: entre etnografia, mito e ficção".   


Agendado para o dia 3 de novembro, o evento terá palestras e debates sobre autores-viajantes na Amazônia brasileira que contribuíram, de alguma forma, para o registro e divulgação da cultura local.   


O foco do colóquio se dará em torno de quatro nomes: do etnógrafo, fotógrafo e linguista italiano Ermanno Stradelli (1852-1926), do jornalista e escritor fluminense Euclides da Cunha (1866-1909), do etnógrafo alemão Koch Grünberg (1872-1924) e do poeta, escritor e folclorista paulistano Mário de Andrade (1893-1945).   


As discussões reunirão especialistas de várias disciplinas que ilustrarão os vários caminhos seguidos nas narrativas destes autores e como tais caminhos se relacionaram, de formas diversas, com o patrimônio literário e mítico da tradição oral indígena.   


Dentre eles, Roberto Zular (USP), Sergio Medeiros (UFSC) e Marta Amoroso (USP), além da coordenadora do evento e organizadora do livro "A única vida possível. Itinerários de Ermanno Stradelli na Amazônia", Livia Raponi (Istituto Italiano di Cultura de São Paulo), que mediará a conversa.   


O colóquio Autores-Viajantes na Amazônia está ligado à exposição "Nos passos de Stradelli. Viagem à Amazônia", em cartaz até 17 de novembro. A mostra exibe fotos tiradas no interior amazonense pelo etnógrafo italiano entre as décadas de 1880 e 1900, além de outras feitas pelo também fotógrafo italiano Graziano Bartolini no mesmo local, porém, já na contemporaneidade. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.