Estudo revela qual região tem o céu mais estrelado da Itália
ROMA, 30 DEZ (ANSA) - Um recente estudo científico mostrou que a última região italiana onde é possível desfrutar de um céu "puro" é a ilha de Montecristo, na Toscana. O estudo foi realizado por um grupo internacional coordenado pelo Instituto de Ciência e Tecnologia da Poluição Luminosa (Istil), baseado em Roma. A pequena ilha, que é praticamente inabitada, tem a flora e a fauna ainda em estado selvagem e recebe apenas uma mínima interferência da iluminação da costa continental mais próxima. A poluição luminosa é um problema global, e entre os países do G20, a Itália é o mais atingido pela falta de visibilidade do céu. "77% dos italianos não podem mais ver a Via Láctea, enquanto um quarto da população não precisa mais ativar o modo de visão noturna dos olhos", explica o físico Fabio Falchi, que comandou a pesquisa.
"Na Itália, não temos mais um céu sem contaminação, o território menos atingido pela poluição luminosa é a ilha de Montecristo, seguida pela parte oriental da Sardenha, perto do golfo de Orosei, e de algumas zonas de Trentino-Alto Ádige", completa o especialista. (ANSA)Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.
"Na Itália, não temos mais um céu sem contaminação, o território menos atingido pela poluição luminosa é a ilha de Montecristo, seguida pela parte oriental da Sardenha, perto do golfo de Orosei, e de algumas zonas de Trentino-Alto Ádige", completa o especialista. (ANSA)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.