Condenação de Lula é 'ataque à democracia', diz PT

SÃO PAULO, 13 JUL (ANSA) - Por meio de uma nota oficial, a direção nacional do PT afirmou que a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva representa um "ataque à democracia".   


Segundo o partido, que é presidido pela senadora Gleisi Hoffmann, trata-se de uma "medida equivocada, arbitrária e absolutamente ilegal, conduzida por um juiz parcial".   


"Lula não está acima da lei, tampouco abaixo dela. O que ocorre é um processo de perseguição que se constitui em uma aberração constitucional", diz o comunicado. Para o PT, a sentença é "mais um capítulo da farsa capitaneada pelo consórcio golpista que assumiu o país para suprimir direitos sociais e trabalhistas".   


A nota ainda lembra que a condenação foi divulgada um dia depois da aprovação da reforma trabalhista pelo Senado, texto que aguarda apenas a sanção do presidente Michel Temer para entrar em vigor.   


"O PT vai manter sua defesa intransigente a Lula, por acreditar em sua absoluta inocência. Lula é uma liderança reconhecida no mundo pelos avanços promovidos à frente da Presidência. [...] A história será a principal testemunha de sua absolvição e de sua grandeza", afirma o comunicado.   


Já a ex-presidente Dilma Rousseff, afilhada política de Lula, chamou a condenação de "escárnio". "Uma flagrante injustiça e um absurdo jurídico que envergonham o Brasil. Lula é inocente e essa condenação fere profundamente a democracia. Sem provas, cumprem o roteiro pautado por setores da grande imprensa", diz uma nota publicada em seu site oficial.   


De acordo com Dilma, o objetivo da sentença é "cassar os direitos políticos" do líder petista e "rasgar a história de um herói do povo brasileiro". "Lula é inocente. E o povo brasileiro saberá democraticamente resgatá-lo em 2018. Nós iremos resistir", garantiu. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos