Topo

Conheça o 'pandoro', bolo tradicional de Natal na Itália

22/12/2017 14h52

SÃO PAULO, 22 DEZ (ANSA) - Por Luciana Ribeiro - As festas de fim de ano se aproximam, e um dos principais costumes é saborear um delicioso panetone. No entanto, as tradições de Natal na Itália vão muito além do doce com frutas cristalizadas, que rivaliza com outra guloseima bastante comum nessa época: o pão doce "pandoro".   


Com formato de estrela, a massa é macia, tem cor dourada e não leva frutas. Entre os principais ingredientes estão farinha, açúcar, ovos e manteiga. A técnica de preparação é complexa e necessita de várias etapas.   


"É um doce delicado e macio que não pode dar origem a outras interpretações gustativas, senão a única que é oferecida por seus ingredientes", explica à ANSA o confeiteiro Iginio Massari, chef na Pasticceria Veneto, em Brescia, no norte da Itália.   


Pandoro significa "pane d'oro" ("pão de ouro", em tradução livre), talvez para homenagear um costume das antigas e ricas famílias do país que enfeitavam seus pães com folhas de ouro.   


A origem do bolo não é clara e, assim como a maioria dos doces italianos, existem várias teorias sobre seu surgimento. Mas o certo é que, em 1894, em Verona, Domenico Melegatti patenteou a receita em formato de uma estrela com oito pontas, inventada pelo pintor impressionista Angelo Dall'Oca Bianca. Uma das teorias é que o pandoro foi provado pela primeira vez na Roma antiga, quando um cozinheiro chamado Vergilius Stephanus Senex preparou um "pão" com farinha, manteiga e óleo. A outra é que a sobremesa foi criada em terras austríacas a partir do "pane di Vienna" ("pão de Viena", em tradução livre), um bolo parecido com os brioches franceses.   


Pouco conhecido no Brasil, o pandoro é mais leve e amanteigado que o panetone e é servido polvilhado com açúcar de confeiteiro.   


"Ele é muito mais elaborado e demorado para fazer do que o panetone. Geralmente, a massa precisa fermentar bastante para ficar bem macia, leve e aerada", acrescenta Massari.   


Segundo o confeiteiro italiano, o preparo exige cerca de 20 horas, o que inclui fermentações que duram de duas a três horas.   


Mas existem receitas mais rápidas, "embora não seja garantida a mesma qualidade que um pandoro tradicional tem".   


A receita original é servida com açúcar, porém outras variações de coberturas, como marshmallow, creme de mascarpone, doce de leite, brigadeiro e chocolate derretido, podem ser usadas a critério de quem for fazer o doce. Confira a receita da sobremesa: Ingredientes: 200g de manteiga na temperatura ambiente 4 gemas 1 1/4 de xícara (chá) de açúcar 1 pitada de sal Suco de 1/2 limão 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada 2 colheres (sopa) de açúcar de baunilha peneirada Raspas de um limão e uma laranja 1 colher (sopa) de fermento em pó 4 claras Modo de fazer: Na batedeira, bata a manteiga com as gemas até a mistura ficar cremosa. Acrescente o açúcar e mexa por mais cinco minutos. Logo depois, coloque a pitada de sal e o suco de limão. Bata apenas para incorporá-los.   


Acrescente, aos poucos, a farinha e açúcar de baunilha. Junte as raspas de limão, de laranja e o fermento. Bata as claras e despeje na massa. Coloque em uma forma untada e leve ao forno por cerca de 40 minutos.   


Após ficar pronto, desinforme, polvilhe açúcar e sirva. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.