PUBLICIDADE
Topo

Alemanha comprará gás natural dos EUA

23/10/2018 14h24

WASHINGTON, 23 OUT (ANSA) - A chanceler alemã, Angela Merkel, disse a congressistas locais que o país vai ajudar a financiar um terminal de importações e exportações de gás natural no norte alemão, que estimulará o comércio com o mercado norte-americano.   

As informações são do jornal norte-americano "The Washington Post".   

Segundo a reportagem, a líder fez a revelação durante café da manhã neste mês com membros de sua base aliada. O governo alemão injetará 500 milhões de euros no projeto, que foi descrito por Merkel como "estratégico". O presidente norte-americano, Donald Trump, comemorou a decisão, dizendo que "a Alemanha comprará uma enorme quantidade de gás natural dos Estados Unidos", durante comício no Texas.   

A líder tenta diversificar as fontes energéticas do país, além de atender a pressões de Trump, que tenta diminuir a área de influência da Rússia, país que produz a maior parte do gás natural consumido na Europa.   

Segundo autoridades dos dois países, a medida visa a evitar possíveis sanções norte-americanas a Berlim, que planeja construir o gasoduto Nord Stream 2, obra que ligará o país à Rússia ao longo do Mar Báltico e duplicará a capacidade de exportações do produto russo à Europa. Washington se opõe à construção, alegando que ela abriria caminho para a instalação de equipamentos de vigilância russos ao longo do Mar Báltico.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.