PUBLICIDADE
Topo

'Dia do Maritozzo' homenageia famoso pão doce de Roma

23/11/2018 10h43

ROMA, 23 NOV (ANSA) - As cidades de Roma e Fiumicino celebrarão em 1º de dezembro a segunda edição do "Dia do Maritozzo", em homenagem ao tradicional pão doce da região do Lazio.   


Idealizada pelo site de gastronomia "Tavole Romane", a data será festejada a partir das 10h até o cair da noite, em mais de 20 bairros da capital italiana. Para o evento, aproximadamente 40 confeiteiros, do centro às periferias, distribuirão "maritozzi" doces e salgados em seus estabelecimentos.   


Para participar, basta visitar o site oficial da festa (www.maritozzoday.it), consultar a lista de endereços participantes e baixar um cupom que garante um maritozzo gratuito no local escolhido. Cada pessoa pode baixar até 10 cupons, sendo um por estabelecimento, e a distribuição termina dependendo da produção da confeitaria.   


Na receita original, o pão macio e redondo é levado ao forno e finalizado com recheio de creme e chantilly, mas hoje o maritozzo pode ser encontrado em confeitarias artesanais, restaurantes e bares, em versões cada vez mais inusitadas. O "Dia do Maritozzo" acaba abrindo mais espaço aos sabores alternativos, como os veganos, os sem glúten e a criação da Pizzaria Sancho, o pizza-maritozzo.   


Não ficam de fora os "maritozzi estrelados", assinados por chefs premiados no Guia Michelin, como Cristina Bowerman, Riccardo Di Giacinto e Angelo Troiani. Já para os amantes de sorvete, três endereços (Otaleg, Günther Gelato Italiano e Gelato San Lorenzo) oferecem a combinação perfeita de maritozzo e gelato.   


Segundo os fundadores do Tavole Romane, Silvia e Gabriele, está em curso uma "revolução tímida" do maritozzo em Roma, com grandes chefs começando a revisitar o doce inspirados por clássicos da cozinha local. Eles dizem que já surgiram receitas com brócolis e linguiça e que novos sabores ainda estão por vir.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.