Topo

OMS está preocupada com uso generalizado de máscaras

06/04/2020 15h38

ROMA, 6 ABR (ANSA) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta segunda-feira (6) estar preocupada com o uso generalizado de máscaras pela população mundial como medida de prevenção contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2).   

Durante coletiva de imprensa realizada diariamente para atualizar a situação da pandemia, o diretor-geral da Tedros Adhanom Ghebreyesus, recomendou novamente a utilização da proteção exclusivamente para médicos, profissionais da saúde, doentes e pessoas que têm enfermos na residência.   

"Estamos preocupados que o uso maciço de máscaras médicas pelas pessoas em geral possa ampliar a escassez dessas máscaras especializadas para as que mais precisam", afirmou Ghebreyesus, explicando que "em alguns lugares, essa escassez está colocando profissionais de saúde em risco real".   

O diretor-geral da OMS ainda informou que o uso mais amplo continua sendo estudado pela organização, mas "máscaras sozinhas não impedem a pandemia do novo coronavírus". Segundo ele, as proteções "só devem ser usadas como parte de um pacote compreensivo de intervenções". "Países devem continuar a descobrir, testar, isolar e tratar cada caso, rastrear cada contato", completou. Para Ghebreyesus, o uso geral de máscaras deve ser levado em consideração nos países em que outras medidas, como lavar as mãos ou manter distância, são mais difíceis de aplicar devido à "falta de água ou condições de superlotação". A pandemia da Covid-19 fez com que a procura por máscaras cirúrgicas aumentasse, provocando um colapso no estoque mundial.   

Diversas pessoas saudáveis, inclusive, estão utilizando a proteção, ainda que seja uma forma ineficaz e contrária às recomendações da OMS. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.