Papa faz apelo por fim de tensões entre Grécia e Turquia
O papa Francisco fez um apelo neste domingo (30) pelo fim das tensões no Mediterrâneo Oriental, que é palco de disputas entre Turquia e Grécia a respeito da exploração de petróleo e gás natural.
"Sigo com preocupação as tensões na zona do Mediterrâneo Oriental, palco de vários focos de instabilidade. Por favor, faço apelo ao diálogo construtivo e ao respeito da legalidade internacional para resolver os conflitos que ameaçam a paz dos povos daquela região", disse o líder católico no Angelus dominical.
A Grécia acusa a Turquia de invadir suas águas territoriais para sondar possíveis campos de petróleo e fechou um acordo com o Egito para delimitar fronteiras marítimas e criar uma zona exclusiva de exploração de combustíveis fósseis.
No entanto, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, diz que o pacto é ilegal por supostamente abranger áreas pertencentes à Líbia, cujo governo de unidade nacional, soberano apenas na parte ocidental do país africano, mantém um acordo de exploração com Ancara.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.