Topo

Esse conteúdo é antigo

Assembleia de NY abre investigação contra governador Cuomo

12/03/2021 14h56

A Assembleia Estadual de Nova York decidiu abrir uma investigação contra o governador Andrew Cuomo após seis denúncias de assédio sexual e comportamento inadequado com ex-assessoras dele bem como sobre uma suposta manipulação de dados da pandemia de Covid-19.

Após três horas de reuniões nesta quinta-feira (11), os deputados deram para a Comissão de Justiça a autorização para fazer uma ampla investigação.

"As notícias sobre as acusações contra o governador são graves", ressaltou a presidente da Assembleia, o democrata Carl E. Heast.

O anúncio da comissão veio poucas horas depois de uma carta assinada por 40% dos membros do Partido Democrata na Câmara dos Representantes e do Senado, ao qual Cuomo pertence, ter pedido a renúncia do governador.

Além da investigação da Assembleia, a Procuradoria-Geral de Nova York também abriu uma investigação contra o governador.

De exemplo de gestão da pandemia de Covid-19, Cuomo começou a ser atacado após diversas revelações da mídia.

A primeira, era de que ele tinha alterado uma regra para registrar mortes pelo coronavírus Sars-CoV-2 nos asilos estaduais. A medida fazia com que pessoas que moravam nos centros de assistência, mas morressem em hospitais, não entrassem na conta dos óbitos das instituições.

Depois disso, começaram a surgir as primeiras denúncias de comportamento inadequado com ex-assessoras, algumas chegando a dizer que foram vítimas de assédio sexual enquanto estavam trabalhando. Até o momento, ao menos seis delas apresentaram denúncia.