Topo

'Tiramisù Day' é celebrado com NFT do doce em forma de coração

21/03/2022 19h54

ROMA, 21 MAR (ANSA) - Considerado um dos mais famosos doces italianos, o Tiramisù conquistou seu espaço em diversos lugares do mundo e é celebrado nesta segunda-feira (21), no "Tiramisù Day".


Neste ano, a comemoração é especial, já que coincide com a data de criação do chamado NFT Tiramisù em forma de um coração, ou seja, um certificado digital que atesta a propriedade de um bem e garante sua autenticidade e singularidade.


NFT é a sigla de "non-fungible token" ("token não-fungível", em tradução livre) e significa uma tecnologia que transforma qualquer mídia digital em algo único e insubstituível por meio de um blockchain, uma espécie de protocolo de segurança.


A receita à base de mascarpone e café foi a mais procurada pelos italianos em 2021 no buscador Google, de acordo com dados da Academia Tiramisù, que a partir deste ano certifica e verifica como "organismo de controle externo" a qualidade do tiramisù com a avaliação externa de qualidade certificada (Veqc) após a análise dos ingredientes e degustação para garantir se a produção é boa.


O reconhecimento da qualidade é anual. Segundo os pesquisadores da Academia, tiramisù é a quinta palavra da cozinha italiana mais conhecida no exterior, a primeira para sobremesas. Além disso, é um nome universal e intraduzível, "um italianismo gastronômico".


Do ponto de vista econômico, o gasto dos italianos com doces, com base em dados de 2019, é de 4 milhões e 200 mil euros por semana e 400 milhões de euros por ano. No que diz respeito às encomendas ao domicílio, o observatório de entregas Just Eat informa que em 2021 foram encomendados mais de 27 mil kg da sobremesa em toda a Itália, o equivalente a + 22% em relação a 2020.


O maior crescimento, especifica o estudo, foi o do tiramisù com pistache, que registou + 74% em relação a 2020. Entre as tendências emergentes, 2021 vê uma demanda crescente por tiramisù sem glúten, juntamente com as versões "caseira", "artesanal" e "da avó".


A variante mais popular continua sendo a clássica, seguida pela versão com pistache. Roma é a cidade que mais encomenda tiramis, seguida por Gênova e Milão. (ANSA)

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Relacionadas

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Tiramisù Day' é celebrado com NFT do doce em forma de coração - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias