Topo

Esse conteúdo é antigo

Ator francês Jean-Louis Trintignant morre aos 91 anos

17/06/2022 15h19

PARIS, 17 JUN (ANSA) - O ator francês Jean-Louis Trintignant, um dos maiores atores da história do país europeu, morreu nesta sexta-feira (17), aos 91 anos, após uma longa batalha contra um câncer. O anúncio foi feito pela família do artista em comunicado.   


Segundo a esposa do francês, Mariane Hoepfner Trintignant, ele faleceu "serenamente, de velhice, esta manhã em casa, cercado por seus entes queridos".   


Nascido na pequena cidade francesa de Piolenc, em 11 de dezembro de 1930, Trintignant teve uma carreira de mais de 70 anos.   


Contracenando com Brigitte Bardot, atuou em "E Deus Criou a Mulher", de Roger Vadim, e, em 1966, estrelou um de seus grandes sucessos internacionais, o longa "Um Homem, Uma Mulher", dirigido por Claude Lelouch. A obra ganhou uma palma de ouro no Festival de Cannes.   


Trintignant também participou de outras produções como "As Corças", de Claude Chabrol, e "Z", longa do diretor grego Costa-Gavras que ganhou o Oscar de melhor filme internacional em 1970.   


Além disso, o francês atuou no último filme de François Truffaut, "De Repente, num Domingo", lançado em 1983; "Amor", dirigido por Michael Haneke e lançado em 2012; e "Happy End", de 2017, que lhe rendeu um prêmio César de melhor ator.   


Já sua vida privada foi marcada por muitos dramas, principalmente pela morte de duas filhas: Pauline, ainda bebê, e Marie, em 2003. Esta última, que dividiu o palco com o próprio pai, foi espancada até a morte por seu companheiro, o cantor de rock francês Bertrand Cantat.   


Em 2018, Trintignant anunciou sua aposentadoria para "lutar contra um tumor que estava sugando suas forças". "Nos primeiros dias decidi lutar, mas depois fiquei um pouco preguiçoso. Não me sinto mais seguro, sempre preciso de alguém para me apoiar e acima de tudo me sinto velho e inútil", lamentou ele na ocasião.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.