Topo

Rússia suspende fornecimento de gás natural para Letônia

30/07/2022 13h02

MOSCOU, 30 JUL (ANSA) - A empresa estatal russa Gazprom anunciou neste sábado (30) que suspendeu o fornecimento de gás natural para a Letônia por conta de "violações no contrato para a compra" do combustível fóssil.   

A medida é mais uma a aumentar a tensão entre os países da União Europeia, que impuseram duras sanções contra Moscou por conta da invasão da Ucrânia, e o governo de Vladimir Putin. E não é a primeira vez que a Gazprom toma a decisão de cortar o fornecimento de gás a um país europeu, como já aconteceu com a Dinamarca e os Países Baixos.   

Atualmente, o fluxo de gás natural que passa pelo Nord Stream 1, o maior gasoduto entre as partes, está a apenas 20% de sua capacidade total. Os russos justificam que as sanções europeias estão atrapalhando as manutenções do sistema, mas tudo indica que a redução é mais uma forma de pressionar a UE a revisar as sanções.   

O bloco chegou a um acordo recentemente para cortar o consumo em 15% do consumo de gás em todas as nações entre agosto e março do ano que vem como forma de evitar um racionamento ou até a falta do combustível fóssil. Além disso, o plano de emergência prevê mecanismos de solidariedade aos países mais afetados. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.