Topo

China, Índia e África do Sul parabenizam Lula por eleição

31/10/2022 12h19

PEQUIM, 31 OUT (ANSA) - Os líderes da China, Índia e África do Sul se manifestaram nesta segunda-feira (31) para parabenizar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por sua eleição como presidente do Brasil. As nações, ao lado de brasileiros e russos, fazem parte do grupo Brics.   


O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, expressou seus "sinceros parabéns" para Lula.   


"Os nossos são os principais países em via de desenvolvimento e importantes nações dos mercados emergentes, além de parceiros estratégicos globais. [A China] felicita que a causa nacional do desenvolvimento do Brasil continue a atingir o sucesso com novos resultados".   


Zhao ainda ressaltou que as relações diplomáticas entre as duas nações começaram há 48 anos e que elas "se desenvolveram de maneira sadia e estável e a cooperação foi colocada em prática em vários campos, produzindo resultados frutíferos".   


"Estamos prontos para colaborar com o novo governo brasileiro guiado por Lula para levar a parceira estratégica global para um novo nível, de maneira a dar as melhores vantagens para os dois países e aos dois povos, e dar a contribuição para a manutenção da paz e da estabilidade regional e mundial, e a promoção da prosperidade comum", finalizou.   


Quem também se manifestou foi a Embaixada chinesa no Brasil, que durante o governo do atual presidente, Jair Bolsonaro, teve uma série de atritos com Brasília. No Twitter, a sede diplomática escreveu que "deseja sucesso ainda maior no desenvolvimento do Brasil".   


O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, também se manifestou por meio das redes sociais.   


"Parabéns a Lula pela vitória nas eleições presidenciais no Brasil. Estou ansioso para trabalhar em estreito contato para aprofundar e ampliar as nossas relações bilaterais e a nossa cooperação em questões globais", afirmou.   


Já o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, fez uma série de postagens parabenizado Lula e falando de futuro das relações com o país sul-americano.   


"A África do Sul espera trabalhar com o governo do Brasil sob a liderança do Sr. da Silva. Nossos dois países compartilham um número comum de desafios e aspirações, e nós cooperamos em diversos níveis, incluindo o Brics e numerosas relações nacionais, interregionais e mecanismos globais", escreveu Ramaphosa.   


O líder sul-africano ainda "parabeniza o povo do Brasil na maneira bem-sucedida em que conduziram essa eleição".   


Palestina - Quem também se manifestou nesta segunda-feira foi o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, por meio de uma mensagem divulgada pela agência de notícias local Wafa.   


Abbas expressou confiança em que Lula "apoiará a causa da justiça e da paz no mundo" e desejou "sucesso e prosperidade" ao país. O líder político ainda mencionou as "relações historicamente amigáveis" com o Brasil e que "serão reforçadas" agora com o petista.   


Uma mensagem de tom análogo também foi divulgada pelo braço político do Hamas, que controla a Faixa de Gaza. (ANSA).   


Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.