Topo

Lufthansa prevê concluir compra da ITA Airways até o fim do ano

26/05/2023 08h54

ROMA, 26 MAI (ANSA) - A Lufthansa prevê concluir a compra de 41% da companhia aérea estatal italiana ITA Airways até o fim deste ano.   

O grupo alemão investirá 325 milhões de euros por meio de um aumento de capital na ITA, que seguirá tendo o Ministério da Economia da Itália como acionista majoritário.   

"O fechamento da transação entre Lufthansa e o Tesouro é aguardado para o fim deste ano", disse o CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, em uma conferência com analistas.   

A empresa alemã mantinha um interesse de longa data na Alitalia, mas sempre exigiu que a companhia aérea primeiro fosse reestruturada, o que só aconteceu com o surgimento da ITA, em 2021.   

Agora seu objetivo é investir para transformar o Aeroporto de Fiumicino, nos arredores de Roma, em um hub do grupo para a América Latina e a África, além de enfrentar a concorrência da irlandesa Ryanair no mercado italiano.   

"A ITA Airways foi completamente reestruturada e configurada para ser uma companhia aérea competitiva", garantiu Spohr, acrescentando que a empresa italiana pode começar a dar lucro até 2025.   

O acordo com o governo italiano prevê que o futuro CEO da ITA e um dos cinco membros do conselho de administração sejam nomeados pela Lufthansa, que terá a possibilidade de comprar as ações remanescentes em um segundo momento.   

No entanto, segundo Spohr, a aquisição do restante da ITA só acontecerá se "todos os objetivos forem atingidos". O governo italiano também vai investir mais 250 milhões de euros no aumento de capital na companhia aérea. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.