Topo

Conteúdo publicado há
7 meses

Irã anuncia nova repressão às mulheres que não usam hijab

Capa de jornal com foto de Mahsa Amini, mulher que morreu após ser presa pela polícia moral do Irã por suposto uso inadequado do hijab, tradicional véu islâmico Imagem: WANA NEWS AGENCY/VIA REUTERS

15/04/2024 11h47Atualizada em 15/04/2024 12h10

TEERA, 15 ABR (ANSA) - As autoridades iranianas anunciaram no último fim de semana uma nova repressão às mulheres que não utilizam o hijab, véu islâmico obrigatório no país.

Relacionadas

Segundo o chefe da polícia de Teerã, Abasali Mohammadian, a polícia iraniana tomará medidas severas para lidar com as mulheres que não utilizam o hijab obrigatório em locais públicos, em uma operação chamada 'Nour'".

Referindo-se ao desafio imposto pelo grande número de mulheres que saem às ruas com a cabeça descoberta, Mohammadian, citado pela televisão estatal, alertou que "algumas mulheres já não respeitam o hijab e não prestam qualquer atenção aos avisos da polícia, então serão perseguidas".

Nos últimos anos, muitas mulheres têm protestado contra o uso obrigatório do hijab, determinação imposta após a Revolução Islâmica de 1979.

Em setembro de 2022, inclusive, milhares de iranianas foram às ruas em uma manifestação de grande proporção, após a jovem Mahsa Amini morrer enquanto estava sob custódia policial por não usar corretamente o lenço na cabeça.

Na ocasião, mais de 500 pessoas foram mortas e pelo menos nove manifestantes foram executados.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Irã anuncia nova repressão às mulheres que não usam hijab - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional