Museu italiano descobre escultura que retrata Brunelleschi

FLORENÇA, 23 MAI (ANSA) - Um museu em Florença, na Itália, descobriu uma escultura inédita datada do início da Renascença em que retrata a cabeça do arquiteto e escultor Filippo Brunelleschi (1377-1446).   

A obra comprada pelo Opera di Santa Maria del Fiore é uma cabeça de terracota modelada sem auxílio de molde, formando um bloco de argila compacto de cerca de 7 kg. Ela foi feita por Andrea di Lazzaro Cavalcanti, conhecido como "Buggiano", filho adotivo e único herdeiro de Brunelleschi.   

A descoberta da escultura foi definida pelo museu florentino como "excepcional", pois é muito raro encontrar retratos do famoso arquiteto contemporâneos ou logo após sua morte.   

A escultura teria sido feita por "Buggiano" em 1447 para o busto de mármore de Brunelleschi destinado ao monumento comemorativo da Catedral de Florença.   

A cabeça de terracota foi encontrada por especialistas entre os móveis de uma residência histórica da cidade e permaneceu intacta, apesar da delicadeza do material de que é feita, por quase 600 anos.   

A escultura foi comprada pelo museu por 300 mil euros e passará por um minucioso processo de restauração. Após isso, a obra passará a integrar o acervo do Opera del Duomo. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes