Topo

O que se sabe sobre Driss Oukabir, suspeito de envolvimento com o ataque em Barcelona

Polícia Nacional da Espanha
A polícia divulgou uma foto de Driss Oukabis, suspeito do atentado Imagem: Polícia Nacional da Espanha

2017-08-17T18:46:54

17/08/2017 18h46

A polícia identificou um suspeito de envolvimento com o atentado que deixou 13 mortos e cerca de cem feridos nesta quinta-feira em Barcelona, na Espanha.

Driss Oukabir é apontado como o responsável por alugar o furgão branco da marca Fiat usado no ataque. Mas não há confirmação de que era ele quem conduzia o veículo, que foi atirado contra os transeuntes.

Oukabir foi preso, segundo as forças de segurança de Barcelona - a imprensa local afirma que ele se entregou à polícia e disse que seus documentos foram roubados e usados sem seu conhecimento.

Ele é um cidadão marroquino e residia no país legalmente. A polícia não descarta que outras pessoas estejam envolvidas e continua na busca por outros possíveis suspeitos.

Um mês de prisão

Driss Oukabir tinha direito à residência permanente na Espanha. Para a polícia, isso indica que ele morava no país há mais de cinco anos.

O suspeito já havia passado um mês preso preventivamente na cadeia de Figueres, no norte de Barcelona. Foi acusado de abuso sexual, segundo a agência espanhola Efe.

Oukabir era um usuário ativo de redes sociais, e usava o apelido de "la comandreja" (“a doninha”, em espanhol). O Facebook cancelou seu perfil logo depois do atentado.

A polícia da região da Catalunha disse que outra pessoa jogou um veículo na direção de um agente, mas ainda não está claro se esse incidente está relacionado com o atentado em Las Ramblas.

Repórter do UOL relata tensão em praça de Barcelona logo após atentado

UOL Notícias

Mais Notícias