Topo

Revelada a face dos hominídeos de Denisova, parentes perdidos do ser humano

Acredita-se que os hominídeos de Denisova foram extintos cerca de 50 mil anos atrás - Maayan Harel
Acredita-se que os hominídeos de Denisova foram extintos cerca de 50 mil anos atrás Imagem: Maayan Harel

19/09/2019 18h06

Por meio de análises de DNA de três dentes, um osso de dedo mindinho e uma mandíbula encontrados em 2008, cientistas da Universidade Hebraica de Jerusalém reconstituíram os traços da espécie, sobre a qual ainda se sabe pouco.

Pouco mais de uma década depois da descoberta de restos dos hominídeos de Denisova em uma caverna da Sibéria, pesquisadores fizeram a primeira reconstrução do rosto destes "parentes distantes" dos humanos modernos.

Por meio de análises de DNA do material encontrado em 2008 - três dentes, um osso de dedo mindinho e uma mandíbula -, cientistas da Universidade Hebraica de Jerusalém reconstituíram os traços da espécie, extinta há cerca de 50 mil anos.

Acredita-se que os hominídeos de Denisova habitaram a região da atual Sibéria e parte do leste da Ásia.

Também há evidências de que eles viveram em regiões altas do Tibete, passando adiante genes que ajudaram humanos modernos a se adaptar a regiões de altitude.

Cerca de 5% do DNA da população nativa da Oceania pode ser ligado aos hominídeos de Denisova, dizem estudos.

Não se sabe como eles desapareceram.

Semelhanças e diferenças

"Os hominídeos de Denisova se assemelhavam aos Neandertais de várias maneiras, mas alguns de seus traços se aproximavam mais aos dos humanos modernos ? outros eram únicos", diz o professor Liran Carmel, um dos autores do estudo e pesquisador da Universidade Hebraica de Jerusalém.

O trabalho foi publicado na revista científica Cell nesta quinta-feira (19).

Aproximadamente 100 mil anos atrás, grupos diferentes de hominídeos - incluindo os seres humanos modernos, Neandertais e os Denisova - conviviam no planeta.

A reconstrução - baseada em complexas análises de DNA dessas espécies e de outro homínideo, os chimpanzés - mostra que o crânio do hominídeo de Denisova era provavelmente mais largo do que o dos humanos modernos ou dos Neandertais. Eles também tinham o queixo "para dentro".

Assim como os Neandertais, tinham a testa protuberante e o rosto largo. Como os humanos modernos, a arcada dental ampla.

Para Carmel, o trabalho é apenas o começo de uma longa pesquisa sobre os Denisova, sobre a qual a Ciência ainda sabe muito pouco.

"Eles eram muito semelhantes a nós em alguns aspectos. Por isso, é fundamental entender as diferenças para tentar compreender como nos adaptamos no mundo", disse à BBC.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=Hjlf4LmyvPg&t=79s

https://www.youtube.com/watch?v=t0WiAn_TIkI

https://www.youtube.com/watch?v=8w-M0y8CmuU