Topo

O 'excepcional' nascimento de bebês panda gêmeos em zoológico na França

03/08/2021 06h15

Reprodução destes animais é considerada muito difícil ? e por isso o nascimento de dois filhotes 'rosados e rechonchudos' foi celebrada da França à China.

Uma panda gigante deu à luz filhotes gêmeos no ZooParc de Beauval, em Saint-Aignan, na região central da França ? um acontecimento que foi caracterizado como "excepcional".

Os filhotes de Huan Huan nasceram nas primeiras horas de segunda-feira (2/8), pesando apenas 149g e 129g, respectivamente.

"Eles são muito vívidos, rosados e rechonchudos", disse o zoológico em um comunicado.

A reprodução dos pandas, tanto em cativeiro quanto na natureza, é notoriamente difícil ? já que esses ursos nativos da China dificilmente "entram no clima".

Mas Huan Huan, que é originalmente da China e está na França sob empréstimo, diverge dessa tendência: ela já é mãe de Yuan Meng, o primeiro panda nascido na França.

A equipe do zoológico descreveu como extremamente emocionante a constatação de que Huan Huan e seu parceiro Yuan Zi conseguiram fazer "contato" oito vezes em um fim de semana de março, segundo a agência de notícias AFP.

Os veterinários também fizeram uma inseminação artificial, para garantir que a reprodução aconteceria.

O trabalho de parto de Huan Huan foi cuidadosamente acompanhado por por dois veterinários vindos da China especialmente para isso, segundo o ZooParc de Beauval.

No mês passado, a China anunciou que os pandas gigantes não são mais considerados ameaçados, mas ainda são classificados como vulneráveis à extinção. A mudança ocorreu uma vez que o número de animais selvagens chegou a 1.800.

Especialistas dizem que a China conseguiu salvar seu animal icônico por meio de seus esforços de conservação de longo prazo, incluindo a expansão de habitats.

Mas esse alívio no risco de extinção não diminuiu a empolgação no zoológico francês.

"Esses nascimentos são sempre excepcionais", disse Delphine Delord, diretora associada do zoológico.


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=DYsR6fPBJ1k

https://www.youtube.com/watch?v=Wmwn7jnkAFE

https://www.youtube.com/watch?v=nAeqyNN4iLc