Comitê de Apelação da Fifa reduz pena de Blatter e Platini

Órgão decide manter suspensão do ex-presidente da entidade máxima do futebol mundial e do ex-chefe da Uefa, mas reduz afastamento de todas as atividades ligadas ao esporte de oito para seis anos.

O Comitê de Apelação da Fifa manteve, mas reduziu nesta quarta-feira (24/02) as suspensões do ex-presidente da entidade Joseph Blattter e do ex-presidente da Uefa Michel Platini de oito para seis anos. Nesse período os dois ex-mandatários estão proibidos de se envolver com qualquer atividade ligada ao futebol.

A punição, que havia sido determinada pelo Comitê de Ética em dezembro passado e entrou em vigor de forma imediata, teve como base o pagamento de 2 milhões de francos suíços (1,8 milhões de euros) que a Fifa fez a Platini em fevereiro de 2011. A transação teria sido autorizada por Blatter. Tanto Platini quanto Blatter anunciaram imediatamente que apelariam da sanção.

Apesar de rechaçar os recursos de ambos os dirigentes, o Comitê de Apelação afirmou ter "constatado que não se levaram em contra algumas circunstâncias atenuantes ao estabelecer a sanção". O órgão da Fifa disse que a contribuição de ambos os homens para o futebol ao longo dos anos deveria ser considerada.

"Decidiu-se ser adequado um ano de redução da proibição de cinco anos por violação do artigo 20º do Código de Ética da Fifa [Aceitação e oferta de presentes e outros benefícios] e de um ano da proibição de três anos por outras contravenções", disse o comitê.

A suspensão de Blatter e Platini do futebol por seis anos, em âmbito nacional e internacional, valerá a partir de outubro do ano passado. Além disso, Blatter deverá pagar uma multar de 50 mil francos suíços no prazo de 30 dias, e Platini, de 80 mil francos.

A eleição para o sucessor de Blatter está marcada para esta sexta-feira.

LPF/efe/ap/rtr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos