Topo

Adele domina premiação do Brit Awards

25/02/2016 06h32

Cantora inglesa recebe quatro troféus no principal prêmio da música britânica, em cerimônia marcada por um emocionado tributo ao músico David Bowie, morto em janeiro.

A cantora Adele foi o grande destaque da cerimônia de entrega do Brit Awards, a maior premiação da música britânica, na noite desta quarta-feira (24/02) em Londres. Ela recebeu quatro das principais premiações, numa noite marcada por homenagens ao cantor David Bowie, morto em janeiro.

A inglesa foi premiada nas categorias sucesso global, artista solo feminina do ano, single do ano com a música Hello e álbum do ano pelo seu disco 25, que vendeu 15 milhões de cópias.

O álbum 25 foi o primeiro da cantora em cinco anos e chegou ao topo das paradas mundiais. Após um problema técnico em sua apresentação durante a entrega do prêmio Grammy, nos EUA - quando um microfone caiu sobre as cordas do piano, prejudicando sua performance - Adele realizou em Londres uma apresentação impecável da música When we were young.

O prêmio de sucesso global recebido por Adele foi apresentado pelo astronauta britânico Tim Peak, direto da Estação Espacial Internacional (ISS).

A banda Coldplay recebeu pela quarta vez o prêmio de melhor grupo britânico, enquanto os australianos do Tame Impala foram escolhidos como o melhor grupo internacional. Outros artistas estrangeiros premiados pelo Brit Awards foram a cantora islandesa Björk e o canadense Justin Bieber.

O cantor do Coldplay, Chris Martin, dedicou o prêmio a "todos os jovens músicos, homens e mulheres, nos campos de refugiados ao redor do mundo. Nós poderíamos ser eles, e eles poderiam ser nós".

O ator Gary Oldman e a cantora escocesa Annie Lennox apresentaram um tributo emocionado a David Bowie, morto aos 69 anos de idade, que recebeu uma premiação póstuma na categoria ícone. A cantora neozelandesa Lorde se uniu à banda de apoio do lendário músico britânico para uma performance da música Life on mars.

RC/rtr/ap