Wim Wenders estreia como diretor de ópera

Premiado cineasta alemão dirigirá "Os pescadores de pérolas", de Georges Bizet, na Staatsoper de Berlim. Daniel Barenboim será o regente.

O cineasta alemão Wim Wenders, de 70 anos, vai dirigir sua primeira ópera. Conhecido por filmes como Paris, Texas, Asas do desejo e O sal da terra,ele será o responsável pela montagem de Os pescadores de pérolas, como anunciou nesta semana a Staatsoper de Berlim.

A obra foi composta pelo francês Georges Bizet, conhecido por Carmen. Quando a ópera estrear, em 24 de junho do ano que vem, o aclamado maestro argentino Daniel Barnboim - diretor-geral de música da Staatsoper - será o regente.

O diretor da Staatsoper, Jürgen Flimm, disse que Barenboim estava "flertando" há tempos com Wenders. Também o Festival de Bayreuth tentou angariar o cineasta para uma ópera durante anos.

Wenders disse ter escolhido Os pescadores de pérolas por essa ter sido a primeira ópera a que ele assistiu. Além de diretor de cinema, o alemão é um talentoso fotógrafo, já tendo realizado uma série de exposições.

O prédio da Staatsoper, na famosa avenida Unter den Linden, está em reforma há anos. Enquanto isso, espetáculos são realizados no Teatro Schiller. Nesta semana, a ópera afirmou que deve reabrir somente em outubro de 2017, ou seja, depois da estreia do espetáculo dirigido por Wenders.

LPF/dpa/dw

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos