Ministro do Meio Ambiente de Israel renuncia

Avi Gabbay diz que decisão é protesto contra governo "extremista". Premiê israelense, Benjamin Netanyahu, nomeou recentemente um ultranacionalista para Defesa, formando o governo mais conservador da história de Israel.

O ministro do Meio Ambiente de Israel, Avi Gabbay, renunciou ao cargo nesta sexta-feira (27/05) em protesto contra o conservadorismo do governo. Nessa semana, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, nomeou o ultranacionalista Avigdor Lieberman para o Ministério da Defesa.

"A recente manobra política e a troca do ministro da Defesa são, na minha visão, atos graves que ignoram o que é importante para a segurança do país e vai fomentar mais extremismo e divergências", alegou o ministro ao renunciar.

Gabbay, membro do partido de centro-direita Kulanu, disse que não pode aceitar a saída do ex-ministro da Defesa Moshe Yaalon, do Likud, partido de Netanyahu.

"O país tem o direito de ter um governo de direita, mas não acho que seja certo formar um governo extremista", afirmou.

Guinada à direita

Desde que o Likud venceu as eleições legislativas em março, o partido faz contatos com partidos nacionalistas e religiosos para compor o governo mais conservador da história de Israel.

O acordo estabeleceu a nomeação de Lieberman para a Defesa, pasta encarregada dos territórios palestinos ocupados. Outros cinco membros do partido ultranacionalista Yisrael Beitenu ganharam cargos no governo.

O partido é contrário à formação de um Estado palestino e tenta aprovar uma lei que obriga israelenses a assinar um juramento de lealdade ao Estado sob pena de perderem a cidadania. Lieberman também defende a pena de morte a condenados por terrorismo.

A saída de Gabbay não afeta a coalizão conservadora formada por Netanyahu. O governo possui 66 dos 120 assentos do Parlamento.

KG/rtr/ap

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos