EUA emitem alerta sobre riscos de atentados na Europa

Departamento de Estado pede que americanos em viagem pelo continente permaneçam vigilantes. Apesar de não ter informações concretas, Washington destaca Eurocopa na França como possível alvo de terroristas.

Os Estados Unidos emitiram nesta terça-feira (31/05) um alerta para seus cidadãos sobre os riscos de ataques terroristas na Europa durante o verão local. Apesar de afirmar que não há informações concretas sobre ameaças, Washington destacou a Eurocopa 2016, que acontece na França, como um possível alvo de atentados.

"Estamos alertando os cidadãos americanos para o risco potencial de ataques terroristas em toda a Europa, visando grandes eventos, pontos turísticos, restaurantes, centros comerciais e o sistema de transporte", afirmou o Departamento de Estado dos EUA em um alerta de viagem válido até 31 de agosto.

A nota lembrou ainda que a França será o país sede da Eurocopa, que receberá 24 seleções europeias entre 10 de junho e 10 de julho, e que em Cracóvia, na Polônia, acontece a Jornada Mundial da Juventude no final de julho. Ambos os eventos seriam potenciais alvos para terroristas.

"O grande número de turistas visitando a Europa nos meses de verão irá representar alvos maiores para terroristas que estejam planejando ataques em locais públicos, especialmente em grandes eventos", ressaltou o Departamento de Estado.

Washington recomendou ainda que americanos em viagem pela Europa permaneçam vigilantes em lugares públicos e no transporte público e evitem pontos turísticos concorridos. Amenizando o tom do alerta, a nota disse que autoridades europeias continuam adotando medidas para garantir a segurança e desmantelar planos terroristas.

Os EUA costumam emitir alertas para países ou continentes, mesmo sem possuir informações sobre ameaças específicas. O último alerta para a Europa foi emitido em 22 de março, após os ataques em Bruxelas.

De acordo com uma autoridade americana, o Departamento de Estado não tem nenhuma informação de riscos específicos que tenha gerado o alerta de viagem mais recente para a Europa.

CN/rtr/lusa/efe

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos