Espanha faz primeiro transplante de pele com células de paciente

Paciente com queimaduras em 70% do corpo recebe pele fabricada com suas próprias células. Transplante inédito desenvolvido pela Universidade de Granada e centros médicos do sul do país evita rejeição e infecções.

Uma mulher de 29 anos que teve 70% do corpo queimado foi submetida na Espanha ao primeiro transplante do mundo de pele humana fabricada com as células do próprio paciente. A técnica pioneira combina técnicas de engenharia de tecidos e nanoestruturas.

As células são combinadas com agarose, uma substância química presente em algas marinhas que melhora a elasticidade da pele artificial e aumenta sua espessura.

Especialistas dos hospitais de Granada e Sevilla e da Universidade de Granada desenvolveram o tecido que supera outros tipos de pele artificial que não se adaptavam à legislação europeia. Além disso, os resultados clínicos são mais eficazes.

O projeto teve a participação de 80 pesquisadores. O novo tipo de pele humana permite o manejo cirúrgico e se adapta às necessidades do paciente.

Outros métodos utilizados nos Estados Unidos com pele artificial servem apenas para pequenas áreas queimadas e não são fabricadas com as células do paciente. Por isso, os riscos de rejeição e infecção são maiores.

Biomaterial

A paciente que recebeu o transplante pioneiro sofreu queimaduras por todo o corpo em abril. A equipe utilizou duas lâminas de pele da jovem, com quatro centímetros quadrados cada, para fabricar 5,9 mil centímetros de pele, que foram implantados no corpo da jovem em duas intervenções.

Segundo o médico Miguel Alaminos, um dos responsáveis pelo procedimento, esse transplante representa um marco após uma década de trabalho para criar o biomaterial com estrutura similar à pele. A paciente deve receber alta médica em um mês, caso o quadro evolua de forma positiva.

A equipe já está preparando a fabricação de pele para um segundo paciente com mais de 70% da superfície corporal queimada, que será submetido a uma cirurgia nas próximas semanas.

KF/efe/ots

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos