Chineses se esbaldam na maior e mais alta ponte de vidro do mundo

Obra de 430 metros de extensão liga dois penhascos a 300 metros de altura e é a nova atração do parque natural de Zhangjiajie. Até 800 visitantes poderão circular simultaneamente.

A China abriu ao público neste sábado (20/08) a mais alta e longa ponte de vidro do mundo. Com 430 metros de extensão e a 300 metros de altura, ela está localizada no espetacular parque natural de Zhangjiajie, local que inspirou as montanhas vistas no filme Avatar.

Projetada pelo arquiteto israelense Haim Dotan, a ponte de seis metros de largura une dois penhascos das montanhas. Ela é feita de 99 painéis com três camadas de vidro e está preparada para receber até 800 visitantes ao mesmo tempo.

Os construtores testaram a resistência da ponte com um caminhão de duas toneladas e até pediram que várias pessoas batessem no chão da ponte com martelos para mostrar sua resistência. Ainda assim, apenas 8 mil turistas poderão atravessar a ponte por dia, e os ingressos devem ser comprados com um dia de antecedência.

A obra, que custou 22,5 bilhões de yuans (cerca de 10,9 bilhões de reais), ficou pronta em maio, cinco meses depois do previsto, devido às intensas chuvas na região.

Com a ponte, a província central de Hunan, muito visitada por turistas chineses por ser a terra natal do líder comunista Mao Tsé-tung, tenta atrair mais visitantes a uma de seus maiores joias naturais, o parque de Zhangjiajie.

A bela mistura de relevos cársticos - num total de mais de 3 mil colunas arenosas - com a vegetação das florestas subtropicais foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1992, e inspirou o diretor James Cameron na criação das montanhas vistas em Avatar.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos