Topo

Alemão retido há 3 meses em aeroporto de SP será repatriado neste domingo

25/03/2017 15h24

Retido na capital paulista depois de perder um voo de conexão, homem com problemas psíquicos se alimentava do lixo e passou a molestar mulheres no aeroporto. Dois policiais alemães o acompanharão de volta a casa

Um alemão não identificado de 44 anos será finalmente enviado de volta a seu país neste domingo (26), após ter passado três meses retido no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Segundo porta-voz da Polícia Civil, ele tem problemas psíquicos e há algum tempo não toma medicação.

O homem não pôde deixar o Brasil em dezembro de 2016, depois de perder seu voo de conexão para Nova York, de onde seguiria para Frankfurt. Sem dinheiro para comprar uma nova passagem, passou a viver na área acessível ao público, próximo aos guichês de check-in, em parte alimentando-se de restos de comida do lixo. Além disso, começou a molestar as mulheres que encontrava no aeroporto.

O vídeo de uma das câmeras de vigilância o mostra se levantando subitamente, indo em direção a uma transeunte que tecla no telefone e ameaçando agredi-la com ambas as mãos.

De outra vez atacou um homem musculoso, de quase dois metros de altura, que acabava de entrar no prédio com uma acompanhante. A Ministério alemão do Exterior declarou que o Consulado Geral da Alemanha na capital paulista está em contato estreito com o viajante perdido e com as autoridades brasileiras responsáveis.

Segundo estas, ele se encontra na delegacia do aeroporto, para evitar novas agressões, e será acompanhado por dois policiais alemães em seu voo para Frankfurt.

O caso lembra o filme de 2004 "O Terminal", de Steven Spielberg. Nele, Tom Hanks representa um passageiro que fica retido no aeroporto de Nova York quando seu país entra em guerra civil, não é mais reconhecido internacionalmente e, da noite para o dia, ele se transforma em apátrida. Na prática, são incomuns os casos de passageiros retidos num país estranho por tanto tempo.