Topo

Vice dos EUA deixa estádio após protesto de jogadores

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence - Win McNamee/Getty Images North America/AFP
O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence Imagem: Win McNamee/Getty Images North America/AFP

08/10/2017 18h22

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, abandonou um jogo de futebol americano da NFL neste domingo (8) em seu Estado natal de Indiana depois que alguns jogadores se ajoelharam durante a execução do hino norte-americano.

Esse tipo de manifestação se popularizou entre atletas desde o ano passado como forma de protesto contra a violência policial que mira minorias raciais.

 

"Deixei o jogo de hoje do Colts porque o presidente Trump e eu não iremos dignificar nenhum evento que desrespeite nossos soldados, nossa bandeira e nosso hino nacional”, disse Pence em comunicado publicado em sua conta no Twitter.

Pouco antes de deixar o local, Pence havia publicado uma foto em que aparecia descontraído na arquibancada de um estádio em Indianápolis ao lado da mulher, Karen. Torcedor do Colts, ele pretendia acompanhar uma partida do seu time contra o San Francisco 49ers.

Em sua conta no Twitter, o presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou que o gesto de Pence não foi impulsivo. "Eu pedi que Pence deixasse o estádio se algum jogador se ajoelhasse e desrespeitasse nosso país. Estou orgulhoso dele e da segunda-dama”, disse em sua conta no Twitter.

Trump vem regularmente criticando duramente jogadores de futebol americano que realizam protestos durante o hino, e já pressionou a NFL a suspendê-los.

Pence, que tem demonstrado sua lealdade a Trump, disse em seu comunicado que é importante defender a bandeira e os símbolos que unem o país.

"Ao mesmo tempo em que todos têm direito a suas próprias opiniões, não acho que seja demais pedir aos jogadores da NFL que respeitem a bandeira e nosso hino nacional”, disse Pence.

"Eu apoio o presidente Trump, eu apoio nossos soldados, e eu sempre irei apoiar nossa bandeira e nosso hino nacional”, finalizou o vice-presidente.