Chacina deixa 14 mortos no Ceará

Grupo armado invade festa em Fortaleza, abre fogo e provoca maior massacre da história do estado no Nordeste brasileiro. Motivo seria disputa de facções por controle do tráfico de drogas.Um grupo armado invadiu na madrugada deste sábado (27/01) uma festa na periferia de Fortaleza, abriu fogo contra os presentes e deixou ao menos 14 mortos e 16 feridos, na maior chacina da história do estado do Ceará.

Segundo a imprensa local, o ataque estaria ligado à guerra entre facções criminosas que disputam o controle do tráfico de drogas. Os atiradores seriam da facção Guardiões do Estado, e os alvos, do Comando Vermelho.

Entre os 14 mortos, oito eram mulheres (duas menores de idade) e seis eram homens. Uma pessoa foi presa, suspeita de ter participado da chacina, e um fuzil foi apreendido. Os atiradores chegaram em três carros, fortemente armados.

Em entrevista à imprensa, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, disse que as investigações já foram iniciadas, mas que ainda não é possível precisar o motivo do crime.

"O que nós temos de concreto é que, às 0h39min, recebemos uma chamada de um tiroteio em um local no bairro das Cajazeiras, conhecido como Forró do Gago. De imediato, viaturas do Cotam [Comando Tático Motorizado] compareceram ao local, depois outras viaturas foram. Chegando lá, encontraram corpos e foram feitos trabalhos periciais."

Foi a maior chacina já registrada no Ceará. Em 2015, 11 pessoas, foram mortas num massacre que ficou conhecido como "Chacina da Messejana". Mais de 40 policiais foram investigados por suspeita de envolvimento, 33 deles aguardam julgamento em liberdade.

A chacina deste sábado confirma o cenário de violência que marca o estado hoje. O Atlas da Violência 2017, estudo realizado pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado do Ceará cresceu 47% entre 2010 e 2015, ano em que foram contabilizados 4.163 homicídios.

RPR/ots

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos