PUBLICIDADE
Topo

EUA e países europeus expulsam diplomatas russos

26/03/2018 11h02

Em resposta a ataque a ex-espião russo no Reino Unido, Estados Unidos anunciam medida contra 60 representantes da Rússia. Decisão semelhante é tomada por 14 países da União Europeia, incluindo Alemanha, Polônia e França.Em reação ao envenenamento no Reino Unido do ex-espião russo Sergei Skripal, os EUA decidiram expulsar 60 diplomatas da Rússia e fechar o consulado do país em Seattle, segundo informações de funcionários do governo americano divulgadas nesta segunda-feira (26/03). Na União Europeia (UE), 14 países adotaram a mesma medida em relação a diplomatas russos.

Trata-se da ação mais dura já anunciada pelo governo Donald Trump contra a Rússia. Na UE, segundo o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, não são descartados passos adicionais, como mais expulsões, a serem anunciadas nos próximos dias. Alemanha, França, Polônia, Lituânia, República Tcheca e Itália estão os países que anunciaram expulsões de diplomatas russos.

A Alemanha decidiu expulsar quatro diplomatas russos. A decisão de Berlim foi baseada, por um lado, na solidariedade ao Reino Unido e, por outro, na recusa de Moscou em colaborar para o esclarecimento sobre o uso de armas químicas.

A República Tcheca anunciou nesta segunda-feira a expulsão de três diplomatas russos. Polônia e França afirmaram que expulsarão quatro diplomatas cada um. A Lituânia também expulsa quatro diplomatas, e Itália e Holanda, dois diplomatas cada um.

O caso Skripal provocou uma severa crise diplomática entre Rússia e Reino Unido. O ex-espião russo, de 66 anos, e sua filha Yulia, de 33, permanecem internados em estado crítico, mas estável, desde que foram encontrados inconscientes, em 4 de março passado, num banco próximo a um parque na cidade de Salisbury. Moscou nega envolvimento no caso.

Depois que o Reino Unido determinou a expulsão de 23 diplomatas russos, a Rússia respondeu com a mesma medida contra 23 diplomatas britânicos.

MD/afp/rtr

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App