Topo

Médium João de Deus é preso em Goiás

16/12/2018 18h51

Acusado por consulentes de abuso sexual, curador de 76 anos se entrega à polícia. Advogados classificam a ordem de prisão preventiva como ilegal e injusta, e prometem impetrar habeas corpus.O médium João de Deus entregou-se à polícia de Goiás e foi preso neste domingo (16/12). Segundo o jornal Folha de São Paulo, após negociações entre seu advogado Alberto Toron e o delegado geral da Polícia Civil, ele se apresentou na encruzilhada de uma estrada de terra no município de Abadiånia, próximo à BR 060.

O fundador da Casa de Dom Inácio de Loyola é suspeito de abusar sexualmente de suas consulentes durante os atendimentos espirituais. Ele se ocultara em local desconhecido desde que o pedido de prisão temporária do pelo Ministério Público de Goiás foi aceito pela Justiça na sexta-feira. Sendo considerado foragido pela força-tarefa que investiga o caso desde as 14h do dia seguinte, seu nome foi encaminhado à lista de procurados da Interpol.

Segundo o MP goiano, o curador, cujo nome civil é João Teixeira de Faria, retirou 35 milhões de reais de contas e aplicações financeiras após as primeiras denúncias. A informação acelerou a decretação da prisão preventiva do homem de 76 anos.

Os advogados que o representam classificam a ordem de prisão preventiva como ilegal e injusta, e prometeram impetrar habeas corpus contra a decisão judicial. Segundo eles, "apenas alguns depoimentos, de poucas vítimas, acompanham o pedido de prisão preventiva, ainda assim, sem os seus nomes".

No início da semana, a Promotoria criou uma força-tarefa para recolher as numerosas denúncias de abusos sexuais contra o médium, inclusive por mais de 300 mensagens eletrônicas. Os casos começaram a vir a público após 13 mulheres denunciarem o médium no programa Conversa com Bial, da TV Globo, e ao jornal O Globo.

AV/abr,ots

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| WhatsApp | App | Instagram | Newsletter