Topo

Esse conteúdo é antigo

Nobel de Física vai para três pesquisadores do elétron

Nobel da Física de 2023 foi para Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L'Huillier Imagem: JONATHAN NACKSTRAND/AFP

03/10/2023 07h17

Nobel de Física vai para três pesquisadores do elétron - Vencedores são Pierre Agostini, da Universidade de Ohio, Ferenc Krausz, da Universidade Ludwig-Maximilians de Munique, na Alemanha, e Anne L'Huillier, da Universidade de Lund, na Suécia.O Prêmio Nobel de Física de 2023 foi concedido a três pesquisadores que desenvolveram métodos experimentais para o estudo da dinâmica dos elétrons.

Os pesquisadores premiados são Pierre Agostini, da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, Ferenc Krausz, do Instituto Max Planck para Ótica Quântica e da Universidade Ludwig-Maximilians de Munique, na Alemanha, e Anne L'Huillier, da Universidade de Lund, na Suécia. O anúncio foi feito nesta terça-feira (03/10) pela Academia Real das Ciências da Suécia, em Estocolmo.

Os experimentos do trio "forneceram à humanidade novos instrumentos para explorar o mundo dos elétrons dentro dos átomos e das moléculas", disse a entidade. Eles "demonstraram uma maneira de criar pulsos de luz extremamente curtos que podem ser usados para medir os processos rápidos por meio dos quais os elétrons movem ou modificam a energia."

Relacionadas

Na segunda-feira, foram anunciados os vencedores no Nobel de Medicina. Neste ano, os premiados foram a pesquisadora húngara Katalin Kariko e seu colega americano Drew Weissman, por seu trabalho no desenvolvimento de vacinas de RNA mensageiro (mRNA), que foram determinantes para o controle da covid-19.

No ano passado, o Nobel de Física foi concedido ao americano John Clauster e ao austríaco Anton Zellinge, por estudos pioneiros de mecânica quântica, um campo que tem aplicações práticas significativas, por exemplo, na criptografia.

A premiação em dinheiro teve um aumento neste ano de 1 milhão de coroas suecas, para 11 milhões de coroas suecas - cerca de 950 mil euros, ou 1 milhão de dólares.

Premiação ocorrerá em dezembro

O Prêmio Nobel é assim chamado devido ao químico sueco Alfred Nobel (1833-1896), que em 1867 inventou a dinamite e, por meio de um testamento, doou a maior parte da sua fortuna para a prestação de serviços valiosos à humanidade.

A premiação se destina a homenagear pesquisadores, cientistas, escritores e personalidades em seis categorias: medicina, física, química, economia, literatura e paz.

São agraciados aqueles que demonstraram maior benefício à população mundial no ano anterior - as instituições que concedem os prêmios, no entanto, nem sempre focam nesse exato período.

As premiações são tradicionalmente entregues em 10 de dezembro, aniversário da morte de Nobel.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nobel de Física vai para três pesquisadores do elétron - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias