Topo

Avalanche mata 45 pessoas no Afeganistão

Em Cabul

12/03/2012 05h20

Pelo menos 45 pessoas, entre elas mulheres e crianças, morreram vítimas de avalanches e fortes nevascas registradas na província nordeste afegã do Nuristão, segundo informaram nesta segunda-feira (12) fontes oficiais citadas pela agência local "AIP".

Os deslizamentos afetaram dois povoados do distrito de Mandol, segundo o vice-governador do Nuristão, Muhammad Nabi Ahmadi, que disse que há pelo menos 13 casas soterradas e que ainda neva na região.

"Há mulheres e crianças entre as 45 pessoas soterradas pela neve e mortas", afirmou Ahmadi. "Os moradores estão ocupados em trabalhos de resgate. Mandol é um distrito muito afastado e a maioria de suas estradas está coberta pela neve", acrescentou.

O Afeganistão sofreu nas últimas semanas várias avalanches, como a que causou na semana passada o desaparecimento de cerca de 140 pessoas na montanhosa província de Badakhshan, situada no extremo nordeste do país.

Nessa avalanche ficou praticamente sepultado pela neve o povoado de Dispay, ao qual as equipes de resgate chegaram vários dias depois devido à precariedade dos acessos e as más condições climatológicas.

O Afeganistão registrou este inverno fortes nevascas, e as previsões meteorológicas preveem mais precipitações nas próximas semanas.