Topo

Bispo anglicano critica alto custo do funeral de Thatcher

Em Londres

14/04/2013 10h15Atualizada em 14/04/2013 15h29

Londres, 14 abr (EFE).- O bispo anglicano de Grantham, Timothy Ellis, endossou neste domingo as críticas pelo alto custo do funeral que será dedicado nesta quarta-feira à ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher, estimado em 10 milhões de libras (R$ 30,3 milhões).

Em entrevista à rede pública "BBC", o bispo considerou que essa cerimônia com honras militares "está pedindo (para ter) problemas" devido à controvérsia que ainda gera a política conservadora, que governou o Reino Unido de 1979 até 1990, e morreu no dia 8.

"Em um contexto em que há grande controvérsia sobre seu legado, temos uma situação em que parece que a nação deve glorificá-la com um funeral de 10 milhões de libras, em minha opinião, significa pedir (para ter) problemas", apontou Ellis.

O político trabalhista John Prescott, ex-vice-primeiro-ministro do governo de Tony Blair (1997-2007), também censurou hoje duramente o alto custo que terá para o contribuinte britânico o funeral da "Dama de Ferro", que classificou como "propaganda" do Partido Conservador.

Em sua coluna semanal no "Sunday Mirror", Prescott disse que "despreza tudo o que representa" Thatcher e que "em suas políticas ela nunca demonstrou compaixão pelos doentes, pelos necessitados ou pelo povo desesperado".

O ex-vice-primeiro ministro trabalhista apontou ainda que Margaret Thatcher foi uma figura que gerou uma "divisão" no Reino Unido e que não merece um funeral como o da Rainha Mãe em 2002.

Prescott é o dirigente trabalhista mais destacado em criticar os tributos dedicados à "Dama de Ferro" desde sua morte, em 8 de abril aos 87 anos.

O funeral em memória de Margaret Thatcher será na quarta-feira, dia 17, na catedral de Saint Paul com a presença de 2 mil convidados, entre eles a rainha Elizabeth II, após um desfile pelo centro de Londres de seu caixão em uma carruagem protegido por 700 militares.