Premiê de Luxemburgo, recém-casado com um homem, parabeniza Irlanda
Bruxelas, 23 mai (EFE).- O primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, recém-casado com seu companheiro, o belga Gauthier Destenay, parabenizou neste sábado a Irlanda pela votação a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo em um referendo.
"Eu disse 'sim' na semana passada, a Irlanda disse 'sim' hoje, e em 7 de junho direi 'sim' três vezes seguidas", afirmou Bettel em sua conta no Twitter.
Ele aproveitou a felicitação à Irlanda pelo passo dado no referendo para fazer campanha a favor das três perguntas que serão feitas aos luxemburgueses daqui a duas semanas nas urnas: sobre o direito de estrangeiros de participarem de eleições, a limitação dos mandatos de ministros e a fixação da idade eleitoral para 16 anos.
O primeiro-ministro luxemburguês, de 42 anos, se casou na semana passada casamento com Destenay, com quem vivia desde 2010 em Pacto Civil de Solidariedade (PAC), uma forma de união civil.
Luxemburgo aprovou em junho do ano passado o casamento entre pessoas do mesmo sexo, que também poderão adotar filhos, o que permitiu ao Grande Ducado se somar desde janeiro à lista de países europeus que permitem estas uniões.
Luxemburgo, de tradição católica, reconheceu em 2004 o direito de casais do mesmo sexo à união civil.
Na Irlanda, a apuração parcial do referendo, realizado na sexta-feira para decidir sobre a legalização do casamento entre casais do mesmo sexo aponta para uma vitória do 'sim'.
Quando o resultado oficial for divulgado, a Irlanda se transformará no primeiro país do mundo a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo por voto popular.
A República da Irlanda promulgou em 2010 a lei de Relações Civis que concedia reconhecimento legal aos casais homossexuais, mas não qualificava essas uniões de casamento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.