Topo

Inundações deixam centenas fora de casa no norte da Inglaterra

Carro passa por enchente em Calderdale, no norte da Inglaterra - Peter Byrne/PA/AP
Carro passa por enchente em Calderdale, no norte da Inglaterra Imagem: Peter Byrne/PA/AP

Em Londres

27/12/2015 07h51

Os serviços de emergência britânicos continuam a retirar de pessoas de pontos do norte da Inglaterra por causa das fortes inundações que afetam o Reino Unido a dias.

A polícia informou neste domingo que seriam evacuadas entre 300 e 400 pessoas perto dos rios Ouse e Foss, na cidade inglesa de York, que tem 3,5 mil propriedades em risco.

A incessante chuva no norte do país nos últimos dias fez com que centenas de alertas de inundação continuassem em vigor nas áreas mais afetadas, entre eles mais de 30 advertências "severas", que indicam risco para a vida.

A gravidade da situação motivou o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, a realizar hoje uma conferência telefônica com o comitê do Cobra - para lidar com assuntos de emergência - a fim de assegurar "que tudo está sendo feito para ajudar" os afetados, segundo disse ontem no Twitter.

De acordo com a prefeitura da cidade de York, a expectativa é que o nível do rio Ouse alcance mais de 5 metros de altura, próximo a seu recorde de 5,40 metros.

A Agência de Proteção Ambiental escocesa emitiu mais de 15 advertências, especialmente nas regiões de Tayside, assim como várias alertas de inundação.

O Escritório de Meteorologia britânico (Met Office), previu mais chuvas no norte da Inglaterra durante a jornada de hoje, apesar de não tão intensas ou prolongadas como as quedas este sábado. Além disso, o órgão emitiu um alerta amarelo, no qual advertia sobre zonas de frio intenso na Escócia.

Na Inglaterra, áreas da região de Grande Manchester, como Salford, Bolton, Bury, Rochdale e Wigan, foram muito afetadas pelas inundações de sábado e a polícia recebeu mais de 300 ligações em 24 horas aos serviços de emergência.

Além disso, 8,1 mil propriedades no noroeste da Inglaterra continuam sem eletricidade, que talvez seja restaurada apenas na segunda-feira, segundo informou a empresa "North West".