Topo

Hillary apoia plano de Obama para fechar prisão de Guantánamo

Atualmente há 91 presos detidos em Guantánamo, em Cuba Imagem: Shane T. McCoy/U.S. Navy/AP

Em Washington

23/02/2016 23h01

A pré-candidata presidencial democrata dos Estados Unidos, Hillary Clinton, expressou nesta terça-feira (23) seu apoio ao plano anunciado pelo presidente do país, Barack Obama, para fechar a prisão de Guantánamo, em Cuba.

"Apoio o plano de hoje do presidente Obama para fechar o centro de detenção na baía de Guantánamo e fechar finalmente a porta deste capítulo de nossa história", afirmou Hillary em comunicado.

A pré-candidata democrata à Casa Branca, que foi secretária de Estado às ordens de Obama entre 2009 e 2013, ressaltou que, "durante anos, Guantánamo inspirou mais terroristas do que encarcerou".

O presídio "não fortaleceu nossa segurança nacional, a prejudicou", disse a também ex-primeira-dama, que lembrou que, como chefe da diplomacia americana, designou um "enviado especial" para agilizar a transferência de detentos da prisão.

"O fechamento de Guantánamo seria um sinal de força e determinação. O Congresso deveria aplicar o plano do presidente Obama o mais rápido possível, e de forma responsável", destacou Hillary, favorita para conseguir a indicação presidencial democrata para as eleições do próximo dia 8 de novembro.

Obama apresentou hoje um novo plano para fechar a prisão de Guantánamo por meio da transferência de entre 30 a 60 presos para o território nacional, o que foi recebido com rejeição no Congresso e entre a oposição republicana.

O plano apresentado hoje e enviado pelo Departamento de Defesa ao Congresso representa a última tentativa de Obama para fechar essa prisão localizada em Cuba e cumprir assim, nos 11 meses que lhe restam de mandato, uma promessa que data de sua primeira campanha eleitoral em 2008.

Em Guantánamo estão atualmente 91 detentos, mas já chegou a abrigar cerca de 800 presos pouco após sua abertura, ordenada pelo então presidente americano, George W. Bush, após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Hillary apoia plano de Obama para fechar prisão de Guantánamo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias