Topo

Obama alerta à Rússia que "o mundo estará observando" cessar-fogo na Síria

25/02/2016 21h16

Washington, 25 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu nesta quinta-feira à Rússia e às partes envolvidas no conflito na Síria que "o mundo estará observando" o cumprimento do cessar-fogo que deve entrar em vigor à meia-noite do sábado e reiterou que Bashar al Assad deve deixar o poder para que haja paz.

"Os próximos dias serão críticos e o mundo estará observando", alertou Obama em um coletiva de imprensa após reunir-se no Departamento de Estado com sua equipe de segurança nacional.

A cessação de hostilidades impulsionada por EUA e Rússia na Síria é "um possível passo para conseguir um fim ao caos" e avançar no combate ao Estado Islâmico (EI), segundo Obama, que ressaltou que não espera "que a violência acabe imediatamente" porque o cessar-fogo não cobre os grupos terroristas que operam no país.

"Se for implementado, (o cessar-fogo) poderia reduzir a violência, salvar vidas e inclusive, potencialmente, levar a uma negociação sobre uma regulação política (à guerra civil). Por isso faremos tudo o que possamos para maximizar as possibilidades de êxito", prometeu o presidente americano.

Segundo Obama, a aplicação do cessar-fogo será "uma prova de se as partes estão comprometidas com as negociações" para avançar rumo a "uma nova Constituição e eleições".

"Estou convencido de que esse futuro não pode incluir Bashar al Assad. Muitos sírios não deixarão de lutar até que Assad esteja fora do poder", argumentou.

Obama também ressaltou que "a intervenção russa e seus bombardeios reforçaram o regime de Assad e fizeram com que seja ainda pior", o que transforma o cenário na Síria em "uma situação muito complicada com muitos fatores em jogo".

"Nenhum de nós está alimentando ilusões com isto, mas o mundo nos julgaria de forma dura se não tentássemos", salientou.