Países dos Bálcãs acertam deixar passar apenas 580 refugiados por dia

Zagreb, 26 fev (EFE).- Eslovênia, Croácia, Sérvia e Macedônia fecharam um acordo nesta sexta-feira de deixar passar um máximo de 580 refugiados por dia através de seus respectivos territórios em seu caminho até Áustria e Alemanha, informou a direção geral da Polícia Eslovena (GPU).

Esse número específico foi estipulado no dia 18 de fevereiro em reunião entre os chefes da Polícia desses quatro países e da Áustria, embora só tenha sido divulgado hoje, informa a agência de notícias eslovena "STA".

Com esta medida se pretende conter a chegada de refugiados à Europa central, o que ao mesmo tempo está causando a retenção de milhares de pessoas na Grécia, onde chegam em sua maioria em botes desde o litoral turco.

O acordo foi adotado por consenso de todos os países, segundo as fontes citadas, embora a Croácia ainda não o tenha cumprido totalmente.

"A Croácia enviou na quinta-feira à Eslovênia um total de 850 refugiados, muito acima do acordo adotado, por isso que lhes lembramos o que foi estabelecido", afirmou a Polícia eslovena.

Os países da rota balcânica acertaram na semana passada em Zagreb aplicar rigorosos controles de fronteira para a entrada dos refugiados, em primeiro lugar entre Macedônia e Grécia.

No entanto, depois da reunião da semana passada os chefes de Polícia reunidos negaram que existissem cotas fixas, embora tenham reconhecido que o trânsito dependia da capacidade da Áustria e da Alemanha de receber os imigrantes.

"Os países signatários se comprometeram a que o trânsito diário pelos países dos Bálcãs ocidentais seria limitado a um número que permita um controle eficaz de cada emigrante conforme as regras (do espaço) Schengen", explicou a Polícia eslovena hoje.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos