Desabamento deixa seis operários presos dentro de mina em Honduras

Em Tegucigalpa (Honduras)

Pelo menos seis operários ficaram presos nesta terça-feira (17) no interior de uma mina artesanal no departamento de Choluteca, no sul de Honduras, informou o Corpo de Bombeiros.

Segundo o relatório do comandante do Corpo de Bombeiros em Choluteca, o coronel Ciriaco Díaz, um desabamento no interior da mina teria deixado os trabalhadores presos.

Díaz acrescentou que bombeiros e militares trabalham no resgate dos mineiros, que aparentemente buscavam ouro e outros minerais na mina, embora por enquanto não se saiba se ainda estão vivos.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros se deslocou para o setor de San Juan Arriba, município de El Corpus, em Choluteca, onde se localiza a antiga mina, para ajudar no resgate dos operários, indicou essa organização.

O comandante da 101ª Brigada de Infantaria em Choluteca, o coronel Germán Velásquez, declarou a jornalistas que bombeiros, militares e mineiros artesanais estão removendo escombros para abrir o caminho para a entrada da mina.

A operação de resgate avança com dificuldade devido às fortes chuvas que caem na região sulina de Honduras, o que, segundo Velásquez, poderia interromper o resgate dos operários.

O militar indicou que, por enquanto, não puderam localizar nem comunicar-se com os trabalhadores presos no interior da mina.

A mina, com um solo muito instável, se encontra em uma região montanhosa no município de El Corpus, uma região pobre onde a mineração é a principal fonte de renda.

O incidente ocorreu na mesma mina onde, em 2 de julho de 2014, ficaram presos 11 operários, três dos quais foram resgatados vivos dois dias depois.

Os corpos dos oito operários soterrados foram resgatados apenas cinco meses depois do acidente, em dezembro do ano passado, devido à instabilidade do terreno, à estreiteza da boca da mina e à falta de segurança e proteção interna.

No sul de Honduras há várias minas artesanais, sem as garantias mínimas de segurança, às quais muitas pessoas chegam para buscar ouro, e em várias ocasiões ocorrem desabamentos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos