Topo

Ministro da Justiça promete que caso de estupro coletivo não ficará impune

27/05/2016 20h10

Rio de Janeiro, 27 mai (EFE).- O ministro da Justiça, Alexandre Moraes, prometeu nesta sexta-feira que não ficará impune o estupro de uma jovem de 16 anos por pelo menos 30 homens, caso que consternou o país nesta semana.

"Tenho absoluta certeza que não ficará impune, os autores serão presos e condenados", afirmou Moraes em entrevista coletiva no Rio de Janeiro, após se reunir com autoridades de segurança regionais.

O ministro ofereceu às autoridades do Rio de Janeiro o apoio da Polícia Federal nas investigações, seguindo uma decisão que partiu do presidente interino, Michel Temer.

A jovem de 16 anos foi estuprada no sábado passado por pelo menos 30 homens na região de Praça Seca, em Jacarepaguá. O estupro foi gravado em vídeo pelos agressores e divulgado em redes sociais.

Apesar de ainda não terem ocorrido detenções, a polícia já identificou quatro suspeitos de envolvimento no incidente. De acordo com o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, não foi decretada a detenção de nenhum suspeito "porque falta algum detalhe" jurídico.

O Governo Federal realizará na próxima terça-feira uma reunião com as autoridades de segurança dos 27 estados do país, para coordenar ações destinadas à redução do número de homicídios e violência contra a mulher, segundo afirmou o ministro.

No Brasil foram registrados 47.636 estupros em 2014, segundo dados oficiais recopilados pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública, embora o número de agressões sexuais possa ser muito superior porque muitos casos não são denunciados.

O Rio de Janeiro é o segundo estado do Brasil com mais registros de agressões sexuais. Entre janeiro e abril deste ano, foram denunciados 1.543 estupros no Rio, o que significa 12,7 casos por dia, segundo dados do Instituto de Segurança Pública regional, divulgados na semana passada.