Confrontos entre jihadistas e rebeldes na Síria deixam 26 combatentes mortos

Cairo, 28 mai (EFE).- Pelo menos 16 membros do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) e dez combatentes da oposição armada síria morreram neste sábado em confrontos entre as duas partes nos arredores da cidade de Maré, ao norte da cidade setentrional de Aleppo.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos garantiu em comunicado que os confrontos se desencadearam após uma nova tentativa do EI de arrebatar a população de Maré de combatentes opositores adversários.

Nesta nova ofensiva, os membros do EI conseguiram chegar a alguns bairros periféricos da cidade e empregaram armas pesadas contra os rebeldes, que incluem também facções islâmicas.

O comunicado acrescentou que os jihadistas detonaram vários carros-bomba contra as concentrações dos combatentes adversários, enquanto as forças opositoras capturaram vários membros do EI, entre eles menores de idade.

Por outro lado, os helicópteros do regime sírio lançaram hoje uma nova ofensiva contra a cidade de Aleppo, onde bombardearam com mais de 20 barris de explosivos os bairros de Bustan al Basha, Al Haydariya e Al Yandul.

O ataque causou danos materiais, mas não há informações de baixas entre a população.

Além disso, as forças governamentais bombardearam o bairro de Al Halak com projéteis e artilharia, o que causou um número indeterminado de feridos, acrescentou o Observatório.

Ontem, o EI lançou uma ofensiva no norte da província de Aleppo contra zonas sob o controle das facções rebeldes islamitas e arrebatou o controle de cinco localidades perto da fronteira com a Turquia.

A organização extremista lançou este ataque enquanto é atacada no norte da província de Al Raqqa (nordeste), seu reduto principal sírio, pelas Forças da Síria Democrática (FSD), uma coalizão curdo-árabe apoiada pelos EUA.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos