ELN diz que "retenção" de Salud Hernández foi por "rotina de segurança"

Bogotá, 27 mai (EFE).- O Exército de Libertação Nacional (ELN) afirmou que a "retenção" por seis dias da jornalista espanhola Salud Hernández, libertada nesta sexta-feira na região de Catatumbo, no norte da Colômbia, foi por "rotina de segurança" e para "neutralizar" infiltrados na região.

"Esclarecemos que a retenção da jornalista só obedece a ações rotineiras para neutralizar a infiltração inimiga na região", afirmou o ELN em comunicado enviado junto com a jornalista e divulgado pelo jornal "El Tiempo", do qual Salud é colunista.

A jornalista espanhola, uma forte crítica da guerrilha e dos diálogos de paz, disse à imprensa local que tinha um comunicado que não leria, mas entregaria aos veículos de comunicação.

Salud, que também tem nacionalidade colombiana, foi entregue hoje pelo ELN a uma comissão da Defensoria Pública e da Diocese de Ocaña, em um ponto entre os municípios de San Calixto e Teorama, que fazem parte da região do Catatumbo.

A Frente de Guerra Nordeste do ELN acrescentou em seu comunicado que uma comissão guerrilheira que percorria o município de El Tarra foi informada "sobre a presença de agentes estranhos à região e procedeu com a operação de controle populacional interceptando a jornalista Salud Hernández-Mora".

Segundo o documento, essa frente afirma que "reteve a jornalista no dia 21 de maio" e que essa ação "só obedece a atividades rotineiras para neutralizar a infiltração inimiga na região".

O comunicado não faz referência ao sequestro dos jornalistas colombianos Diego D'Pablos e Carlos Melo, do canal de televisão "Noticias RCN", que também foram retidos pela guerrilha na segunda-feira passada quando se deslocaram a Catatumbo para obter notícias sobre o caso da jornalista espanhola.

Os dois repórteres colombianos também foram entregues hoje a uma comissão humanitária em uma região próxima de El Tarra.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos