Topo

Exército iraquiano mata 110 terroristas nas últimas 24 horas em Faluja

28/05/2016 09h14

Bagdá, 28 mai (EFE).- Pelo menos 110 supostos membros do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) foram mortos e outros 20 ficaram feridos nas últimas 24 horas no marco da operação do Exército iraquiano para arrebatar a cidade oriental de Faluja dos terroristas.

O Comando das Operações de Bagdá, que coordena a luta antiterrorista na capital iraquiana e seus arredores, garantiu em comunicado que o Exército destruiu também 18 carros utilizados pelos terroristas.

Além disso, ressaltou que um desses veículos estava carregado de explosivos e outros sete estavam equipado com armas antiaéreas.

A nota acrescentou que as tropas iraquianas, apoiadas por milicianos xiitas e tribais sunitas, desativaram também 535 artefatos colocados pelos jihadistas e destruíram três oficinas de fabricação de bombas.

Além disso, acrescentou que os artífices desativaram uma grande quantidade de explosivos colocados pelos jihadistas em 20 casas.

Também foram desativados explosivos colocados em duas pontes e uma estrada de 20 quilômetros de extensão.

A nota afirmou que as forças iraquianas evacuaram no mesmo período 507 famílias, que incluem 2.030 pessoas, da cidade de Faluja através de corredores seguros criados pelo Exército.

Segundo as Nações Unidas, em Faluja há cerca de 50 mil civis presos em situação de alto risco, especialmente agora que os enfrentamentos na cidade podem se intensificar com os avanços dos milícias e das forças iraquianas para tomar o controle.

Já a milícia xiita Multidão Popular, que foi anexada às Forças Armadas, assegurou hoje em comunicado que suas forças libertaram o bairro industrial da cidade de Seyar, ao nordeste de Faluja, do controle do EI.

Na segunda-feira passada, o Exército iraquiano anunciou o começo da ofensiva para libertar a estratégica Faluja do controle dos terroristas, que a ocuparam em janeiro de 2014.