Topo

Helicóptero do Exército desaparecido na Colômbia é encontrado

27/06/2016 13h32

Bogotá, 27 jun (EFE).- As autoridades colombianas encontraram nesta segunda-feira o helicóptero do Exército desaparecido ontem quando sobrevoava o departamento do Tolima (centro) com 16 militares a bordo, sobre os quais não foram divulgadas informações.

O comandante do Exército, general Alberto Mejía, disse a jornalistas que a aeronave foi encontrada em San Daniel, no município da Pensilvania, no departamento de Caldas (centro), e que equipes de socorro se dirigem ao local para determinar se há sobreviventes.

"Acabamos de receber a informação das equipes de busca de nossa aeronave. Neste momento, os helicópteros transferem os socorristas. Tão logo eles cheguem poderemos continuar com este processo de passar a informação à opinião pública e às famílias", indicou Mejía.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse que "as previsões não são boas" sobre a possibilidade de encontrar sobreviventes e lamentou "profundamente" o ocorrido.

"Vamos investigar o que aconteceu e aguardar o resultado", afirmou em um evento militar.

O helicóptero, um MIM-17 de fabricação russa, desapareceu quando ia de Quibdó, capital do departamento (estado) de Chocó (oeste), à base militar de Tolemaida, a maior do país, em uma "missão operacional".

O contato com a aeronave se perdeu por volta das 14h (horário local, 16h em Brasília), 56 quilômetros ao norte da cidade de Mariquita, no norte do Tolima, conforme informou ontem o Exército.

A bordo viajavam cinco tripulantes e 11 passageiros, entre eles uma equipe da Companhia de Salvamento e Resgate em Combate (C-SAR).

O prefeito da Pensilvania, Jesús Ospina, disse à emissora "W Radio" que 40 pessoas buscam o helicóptero em uma área "de difícil acesso, montanhosa, de selva". Ele afirmou que camponeses "viram o helicóptero voando muito baixo e escutaram uma explosão".

Tolima é um montanhoso departamento no centro da Colômbia, onde a presença guerrilheira é pequena.