Exército sírio anuncia extensão de trégua por 72 horas

Beirute, 9 jul (EFE).- O Comando Geral das Forças Armadas da Síria anunciou neste sábado uma extensão por 72 horas da trégua de três dias declarada na quarta-feira por causa do fim do mês de jejum muçulmano do Ramadã.

Em comunicado, divulgado por veículos de comunicação oficiais, o exército afirmou que a cessação das hostilidades se prolongará até 23h59 do dia 12 de julho (17h59, no horário de Brasília).

No entanto, os soldados continuaram hoje com suas operações na periferia setentrional de Aleppo, a maior cidade do norte da Síria, onde unidades militares tomaram o controle de novas áreas no caminho de Castelo, a única via de provisões dos bairros em poder da oposição nesta localidade, disse a agência de notícias oficial "Sana".

Durante os três primeiros dias de trégua, ao invés de uma diminuição da violência se registrou um aumento da mesma, especialmente em Aleppo.

Segundo dados do Observatório Sírio de Direitos Humanos, pelo menos 155 civis morreram entre os dias 6 e 8 de julho em decorrência de bombardeios, disparos de artilharia e explosões, entre outras causas.

Na quarta-feira, a Comissão Suprema para as Negociações, principal aliança opositora, fez um apelo aos diferentes grupos armados para que respeitassem a trégua, mas ainda não se pronunciou sobre a extensão anunciada hoje pelo exército.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos