Topo

Papa anda de bonde em Cracóvia

28/07/2016 12h34

Cracóvia, 28 jul (EFE).- O papa Francisco utilizou o meio de transporte público mais característico de Cracóvia e o mais ecológico: o bonde, para chegar à grande esplanada de Blonia, onde encontrará centenas de milhares de jovens que participam da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Foram apenas poucos quilômetros, os que separam o arcebispado, onde o pontífice está hospedado, e o parque Jordão, em Blonia, mas Francisco se tornou assim o primeiro papa a andar de bonde.

Francisco subiu no modelo de bonde mais moderno de Cracóvia, conhecido como "Krakowiak", mas que tinha sido enfeitado com as cores da bandeira do vaticano, amarelo e branco, e o escudo papal.

Antes de subir no bonde, o prefeito da Cracóvia, Jacek Krupa, entregou as chaves da cidade a Francisco e com outras autoridades subiram para o pequeno passeio.

No vagão do papa estavam 15 jovens com necessidades especiais, que o acompanharam durante o trajeto, e a quem saudou um a um.

O bonde é um dos veículos de transporte público mais importantes e mais utilizados em Cracóvia e nestes dias nos quais se proibiu o uso de automóveis privados pelo centro da cidade é o mais utilizado pelos jovens.

Francisco chegou ontem à Polônia para participar da 31ª JMJ e esta manhã rezou uma missa no santuário de Nossa Senhora de Jasna Gora em Czestochowa.