Topo

Irmão de Bernie Sanders tentará ocupar cadeira deixada por David Cameron

Larry Sanders (dir.), irmão do senador Bernie Sanders, durante a Convenção Democrata, na Filadélfia, em julho - Paul Sancya/ AP
Larry Sanders (dir.), irmão do senador Bernie Sanders, durante a Convenção Democrata, na Filadélfia, em julho Imagem: Paul Sancya/ AP

Em Londres

23/09/2016 09h31

Larry Sanders, irmão de Bernie Sanders, que foi pré-candidato presidencial nos EUA, foi eleito nesta sexta-feira (23) candidato do Partido Verde britânico à cadeira deixada pelo antigo primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron.

Sanders, que vive na Inglaterra e se uniu à formação ecologista de centro-esquerda após deixar o Partido Trabalhista em 2001, se apresentará em 20 de outubro à eleição parcial pela cadeira de Witney, no condado de Oxford, na qual enfrentará o conservador Robert Courts.

Em declarações após sua seleção, Sanders, que foi vereador em uma Prefeitura da zona, ressaltou que os grandes partidos britânicos "estão no caos", e os Verdes são os únicos que podem transformar o Reino Unido "em uma nação mais justa e menos dividida".

O irmão mais velho de Bernie Sanders emigrou para a Grã-Bretanha no final dos anos 60 e, após estudar na universidade de Oxford, militou no Partido Trabalhista, que deixou em 2001 por desacordos com a guinada à direita sob o ex-primeiro-ministro Tony Blair.

Larry Sanders, que já tentou sem sucesso uma cadeira nas eleições gerais britânicas de 2015, tem poucas chances também nesta convocação, na qual parte como favorito o correligionário de Cameron.

Cameron anunciou em 12 de setembro sua intenção de renunciar à cadeira no parlamento britânico, dois meses após ter renunciado como chefe do governo.

O político conservador, de 49 anos e que cedeu o poder após o referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, justificou sua decisão dizendo que sua presença na câmara dos Comuns poderia ser uma "distração" para sua sucessora, Theresa May.